Os trabalhadores da SCOTTURB, empresa de transporte rodoviário de passageiros nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, vão estar em greve na próxima segunda feira, dia 5 de Novembro durante todo o dia.

Esta luta é uma consequência da falta de resposta da administração da empresa a um conjunto de questões relacionados com a organização dos tempos de trabalho.

Os trabalhadores da SCOTTURB estão a ser obrigados a tempos de condução seguidos a rondar as 6h30, o que é ilegal, e a períodos de trabalho seguidos de 8 horas, sem intervalo de descanso, o que viola o AE e a lei.

Com esta excessiva carga horária são obrigados a tomar as refeições na rua ou dentro do autocarro.

De registar que a ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, conhecedora da situação não actuou e estamos perante uma situação de excesso de horas de condução, sem descanso, que coloca em causa não só a segurança dos motoristas, como também dos passageiros.

Os donos da empresa não cumprem com o Acordo de Empresa, porque aos trabalhadores mais novos impõem contractos individuais de trabalho para fragilizar as relações laborais e poderem impor situações destas e, ao mesmo tempo conseguir praticar salários baixos.

FONTE: FECTRANS