GreveCP IP EMEF 07Dez2018A FECTRANS e o seu Sindicato no sector ferroviário – SNTSF – saúdam os trabalhadores que, com determinação, estão a protagonizar mais uma grande luta nas empresas IP (Infraestruturas; Telecom; Engenharia e Património), CP e EMEF.

Os primeiros resultados demonstram que há um enorme descontentamento dos trabalhadores das empresas referidas, pelo facto de o governo não estar a cumprir com os acordos estabelecidos na CP em Fevereiro, na EMEF em Abril e na IP em Maio deste ano.

Esse descontentamento está demonstrado na luta de hoje, que tem como resultado;

Nas empresas do “grupo” IP – Elevada adesão em todas elas, em alguns locais ainda superior às últimas greves e que se traduzem:

Na parte ferroviária: Encerramento de estações, de cabinas de circulação, desguarnecimento de passagens de nível e redução significativa em todos os centros de trabalho:

Na parte rodoviária: Redução significativa da actividade nos diversos locais de trabalho, traduzido no encerramento do atendimento ao pública nos centros regionais de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Santarém, Porto, Faro, Évora e Beja e com adesão de 90% em Leiria.

Na CP – Grande adesão dos trabalhadores nos diversos locais de trabalho, reflectido no encerramento das bilheteiras nas principais estações do País e com a paralisação de todos os comboios de longo curso e regionais e com imensas supressões de comboios suburbanos de Lisboa e Porto, tendo a própria administração da CP reconhecido que na região de Lisboa, só conseguiu realizar cerca de 40% dos comboios.

Na EMEF - Encerramento da maioria das oficinas e as que estão a ter algum funcionamento é, essencialmente, com recurso aos trabalhadores recentemente admitidos na empresa e com algumas chefias.

Transporte de mercadorias - Em virtude da greve na IP os comboios de mercadorias em Portugal, estrão reduzidos ao transporte de mercadorias perigosas, nos termos dos serviços mínimos.

As organizações sindicais aguardam da parte do Governo e Administração que haja uma reflexão sobre o significado da greve de hoje e se criem as condições para que sejam cumpridos os acordos e haja a negociação conforme acordado.

Haverá toda a disponibilidade da parte sindical para reunir a qualquer momento para se procurarem as soluções que se impõem.