eurest 21junho Com uma greve marcada para dia 12 de Dezembro nas cantinas das escolas de Gondomar, a empresa concessionária, Eurest, está a impedir os delegados sindicais de entrar naqueles locais de trabalho sem o seu consentimento, o que é uma ilegalidade, denuncia o Sindicato da Hotelaria do Norte.

Às 9:00 horas do mesmo do dia da greve os trabalhadores farão também uma concentração de protesto à porta da Câmara Municipal

A Eurest deu instruções às cozinheiras para não deixarem os delegados sindicais entrarem nas cantinas das escolas do município de Gondomar e falarem com os trabalhadores, sem autorização da empresa.

A Eurest tenta, assim, impedir a atividade sindical na empresa, sabendo, como sabe, que os delegados sindicais têm o direito de circular nas instalações da empresa e não precisam de autorização desta, tendo o sindicato já protestado contra esta atuação ilegal da empresa.

A Eurest pretende impedir o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores para a greve marcada para dia 12 do corrente por melhores condições de vida e de trabalho, designadamente: pela reclassificação dos trabalhadores de acordo com as funções que efetivamente exercem, designadamente cozinheiras de 2.ª, motoristas e preparadoras de cozinha; passagem a efetivos dos trabalhadores contratados a termo, pelo menos das unidades que funcionam de setembro a julho todos os anos; contratação direta pela Eurest de todos os trabalhadores, sem recurso ao trabalho temporário e para todo o ano letivo; garantia de carga horária mínima de 4 horas diárias e 20 horas semanais; cumprimento do caderno de encargos, com reforço do quadro de pessoal para combater os ritmos intensos de trabalho e assegurar a qualidade do serviço prestado; fornecimento de fardas aos trabalhadores, nomeadamente aventais, calçado adequado aos pisos, luvas de proteção, bem como utensílios e equipamentos e por aumentos salariais dignos e justos.

Os trabalhadores em greve vão concentrar-se à porta da Câmara Municipal, a partir das 8:30 horas, para exigir que a Câmara Municipal fiscalize o cumprimento do caderno de encargos do concurso público do serviço e refeições, pois não vem a fazer, e que interceda junto da Eurest para que a empresa cumpra a lei e o CCT em vigor.

Pelas 9:30 horas será dada no local uma conferência de Imprensa para fazer o balanço da adesão à greve e denunciar publicamente a precariedade existente e as ilegalidades praticadas pela Eurest nestas cantinas.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte