b8ddba278cdc2f5939e1c441da23d081 NOs trabalhadores da Eurest na cantina e bar da RTP – Porto vão realizar uma greve, dia 24 de Dezembro, para exigir o pagamento do trabalho prestado em dia de feriado, conforme determina o CCT, e respeito pelos demais direitos dos trabalhadores.

A Eurest, concessionária do serviço de refeições da cantina e bar da RTP – Porto, não paga o trabalho prestado em dia de feriado com um acréscimo de 200% conforme determina o Contrato Coletivo de Trabalho (CCT).

A Eurest já foi condenada por vários tribunais do trabalho a fazê-lo e, inclusive, pelo Supremo Tribunal de Justiça, mas continua a pagar apenas metade do que tem de pagar.

Além disso, a empresa também não paga o subsídio noturno das 20 às 22 horas a muitos trabalhadores, violando a contratação coletiva.

A Eurest não deu aumentos salariais em 2018 e os salários que a empresa paga são muito baixos.

A luta destes trabalhadores já vem desde 2012, fazem sempre greve nos feriados e, por esse motivo, a cantina tem encerrado sempre, exceto num período em que a empresa concessionária Itau pagou devidamente os feriados.

Estes trabalhadores são um exemplo de firmeza, de luta e determinação na defesa da valorização do trabalho em dia feriado. Lutaram no tempo da troika e do Governo PSD/CDS, que suspendeu a contratação coletiva e em que os feriados passaram a ser pagos com 50% e, depois de 2014 quando a Eurest assumiu a concessão do serviço de refeições da RTP e não retomou o pagamento do trabalho em dia feriado conforme o CCT.

FONTE. Sindicato da Hotelaria do Norte