A Ibersol decidiu, sem consulta prévia aos trabalhadores e aos delegados sindicais, antecipar a abertura das lojas no dia 1 de janeiro de 2019 das 18 horas para as 12 horas e, consequentemente os horários de trabalho dos trabalhadores.

E, para abrir às 12 horas, muitos trabalhadores da cozinha, bem como do balcão e mesas, têm de entrar ao serviço às 9 ou 10 horas.

1 janeiro greve

Estes reagiram de imediato dizendo que então faziam greve ao feriado, durante todo o dia ou parte do dia. Face a reação dos trabalhadores, a empresa veio oferecer prémios aos trabalhadores, mas estes não se deixam vergar e mantêm a sua intenção de fazer greve, recusando qualquer solução alternativa.

O problema dos trabalhadores é a comemoração do fim de ano em ambiente familiar e com os amigos.

A Ibersol sempre abriu as lojas no dia 1 de janeiro às 18 horas. Em 2017 decidiu alterar o horário e os trabalhadores recusaram, realizando uma greve com grande adesão. Este ano volta à carga, mas nem sequer se dignou a ouvir os trabalhadores e os delegados sindicais como a lei prevê.

Aliás, desde a grande greve e concentração de protesto à porta da sede da Ibersiol realizada dia 21 de setembro, a empresa não fez qualquer reunião com o sindicato, apesar de insistentemente solicitada, fez apenas com os delegados sindicais e poucos problemas resolveu.

Se os trabalhadores da cozinha e balcão fossem trabalhar às 9 ou 10 horas e os distribuidores às 12 horas, como a empresa pretende, nem podiam comemorar à vontade a passagem de ano, iam muto cansados ou então pura e simplesmente não podiam festejar o Ano Novo com a família e amigos.

Assim, ao recusar repor o horário, como recusa, a Ibersol não deixa alternativa aos trabalhadores a fazerem greve, havendo já lojas que vão estar encerradas todo o dia ou parte do dia até às 18 horas. A Ibersol não precisa de alterar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, pois tem vindo a aumentar substancialmente as vendas e os lucros havendo lojas da Pizza Hut que aumentaram as vendas em mais de 25%.

Porto, 24 de dezembro de 2018