Informação rtp lutasobre as negociações salariais na RTP. No passado dia 19 de Dezembro os Sindicatos subscritores foram surpreendidos por um pedido de reunião do Conselho de Administração (CA) da RTP, precisamente numa altura em que se organizava junto dos trabalhadores a divulgação de acções de luta de acordo com os pré-avisos de greve em vigor.

A reunião surgiu devido a um pedido de um determinado Sindicato ao CA, com propósito de apresentar uma proposta salarial à Empresa. A proposta apresentada por esse Sindicato com o valor de apenas 20€ de aumento salarial na remuneração mensal, representa uma cedência considerável nos valores que estavam em negociação.

O CA agendou uma 2ª reunião para dar resposta à proposta dos 20€, onde após várias discussões em redor dos valores apresentados chegou a uma proposta final de:

● aumento salarial de 15€ (tabela salarial) + 0,23€/dia (sub. refeição)
● reclassificação de 50 trabalhadores em Janeiro de 2019
● reclassificação de 70 trabalhadores em 2020
● abertura da comissão paritária para análise de outros reenquadramentos
● assumir os compromissos que a RTP tiver que acatar em matéria de integração de precários.

Essa proposta foi prontamente aceite por alguns Sindicatos com excepção dos Sindicatos subscritores que a consideraram insuficiente e remetendo uma futura decisão depois de ouvir os associados.

Até os associados se pronunciarem irão manter-se os pré-avisos de greve ao trabalho normal, suplementar, dias de folga e feriados.

21.12.2018
STT - SITIC - SEP - SINTTAV - SJ