avintes cespOs trabalhadores do Continente Modelo de Avintes realizam uma acção de protesto e denuncia para exigir a negociação do contrato colectivo de trabalho sem contrapartidas, o respeito pelas normas de elaboração de horários de trabalho que, abusivamente as Chefias alteram a seu belo prazer. Exigem também que sejam respeitados os direitos do exercício e liberdade sindical nas lojas da DOP Modelo Centro-Norte, o fim da pressão e repressão exercida pelo Director Delfim Silva e Chefias aos trabalhadores e estrutura sindical.

O Director de forma prepotente levanta o tom de voz, reprimindo os trabalhadores em frente aos colegas e clientes, inclusive os clientes são vítimas da sua prepotência quando defendem os trabalhadores.

Ver aqui o Documento distribuído

Os planos de trabalho são feitos de forma a controlar e cronometrar a produtividade, impondo ritmos exaustivos aos trabalhadores que agora através do uso de auriculares têm risco de surdez pois o Director de loja usa-os de forma exaustiva e abusiva. Nesta loja os trabalhadores foram ameaçados e insultados pela GOR (Gestora operacional de RH), Fernanda Santos numa tentativa de os convencer a fazer acordo de rescisão de contrato com a empresa e manipula-los para que aceitem a “rede” interna da empresa “IOP”.

A Sonae, uma das maiores empresas do sector da grande distribuição, não pode permitir tais práticas que, infelizmente, acontecem em muitos locais de trabalho desta empresa, criando ambientes repressivos, hostis e de enorme pressão quer aos representantes sindicais quer aos trabalhadores.

Iremos denunciar a posição intransigente da Sonae e das empresas da grande distribuição, que pretendem retirar direitos do Contrato Colectivo de Trabalho em troca da correção de injustiças e aumento dos salários para todos.

A associação patronal APED representante das empresas da grande distribuição que apresentam resultados de milhões de Euros, mantém proposta intransigente nas negociações do Contrato Colectivo. O contrato não é revisto desde 2016 e a proposta vergonhosa destas empresas é a retirada de direitos aumentando o salario, num valor que nem chega aos 11 cêntimos por dia.

Por estas e outras razões os trabalhadores do Continente Modelo de Avintes /Vila Nova de Gaia vão realizar uma acção de protesto e denúncia aos clientes e população em geral, junto à loja de Avintes na Rua Estádio futebol clube de Avintes, no dia 27 de dezembro de 2018, a partir das 11h00m.

Fonte: CESP