uls guardaCom a implementação do Plano de Contingência Saúde Sazonal Módulo inverno, este ativado, mesmo que se compreendêssemos o período de 1 de outubro de 2018 e 30 de abril de 2019, há muito que a contratação dos enfermeiros e outros profissionais deveria ter sido feita.

Não basta referir a necessidade de adequação da capacidade de atendimento em Serviços de Urgência Básica em Foz Côa e Seia e no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica (SUMC) do HSM (Guarda) com o aumento de recursos profissionais na triagem de urgência: um médico, 10 enfermeiros e 11 assistentes operacionais.

Infelizmente a Unidade Local de Saúde da Guarda mantém dotações inseguras de enfermagem com número insuficiente de enfermeiros nos serviços, bem como matem camas fechadas limitando efetivamente a transferência de doentes que se encontram em macas no SUMC com necessária transferência para camas nos diversos internamentos.

Entendemos que a reabertura de todas as camas e a possibilidade que é sobretudo de necessidade de expansão da área de internamento, só é compaginável com o reforço da dotação enfermeiros e também de assistentes operacionais.

Guarda, 27 de dezembro de 2018.
SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses