O Hotel Beta Porto não pagou o salário de dezembro aos trabalhadores, apesar de ter uma boa ocupação, como aliás as demais unidades hoteleiras do Porto.

A empresa continua a pagar o salário mensal a prestações, causando uma grande insegurança aos trabalhadores que nunca sabem quando vão receber o salário e poder fazer face às suas despesas pessoais e familiares.

Esta prática da empresa, além de transtornar a vida e desrespeitar os direitos mais elementares dos trabalhadores - receber o salário pontualmente -, representa uma flagrante ilegalidade .

Além disso, a empresa continua a não respeitar outros direitos dos trabalhadores, como é o caso do pagamento do trabalho em dia feriado com um acréscimo de 200%, conforme determina o contrato coletivo de trabalho, pois a empresa dá apenas um dia de folga como compensação.

A empresa também não pagou ainda os retroativos da nova tabela salarial que foi publicada no Boletim do Trabalho e Emprego em junho, com efeitos a 1 de Abril. Como só começou a pagar os novos salários em Outubro, deve, por isso, seis meses de retroativos.

Por outro lado, a ACT, que conhece a situação há meses, ainda não atuou na empresa, o que confirma as queixas sindicais de total abandono a que botou o setor e do clima de impunidade geral existente.

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE