No primeiro dia do 2° período escolar, amanhã, 3 Janeiro 2019, as trabalhadoras não docentes do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva ( Sintra) estarão em greve concentram-se em protesto, a partir das 8 horas, na Escola Básica Alfredo da Silva. Exigem o reforço de pessoal, pela dignidade dos trabalhadores não docentes e por uma escola de qualidade e que acompanhamento efectivo das crianças e jovens.

Conforme denuncia o Sindicato dos trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, há muito motivos para descontentamento, apenas a Escola Básica Alfredo da Silva:

Existe um total de 780 crianças e jovens, com 21 trabalhadores, 18 ao serviço , e 3 ausentes por doença/acidente de serviço. Desta 18 trabalhadoras ao serviço 13 trabalhadoras têm mais de 50 anos de idade . Destas 18 trabalhadoras ao serviço, 7 têm serviços melhorados devido a doenças e os naturais problemas da idade.

Trata-se de uma Escola com crianças e jovens com necessidades educativas especiais ( 32 jovens) muitos destes precisam de acompanhamento muito próximo.

Um acompanhamento que leva muitas vezes a que uma trabalhadora não docente tenha de estar dedicada apenas a uma criança e jovem.

Também nas EB 1 do Agrupamento, existem problemas graves, em especial na EB 1 e JI Fernando Formigai de Morais ( com muitos jovens com necessidades educativas especiais, alguns deles com graves limitações de mobilidade e outras)

Para o Sindicato é necessário um melhor acompanhamento deste tipo de Escolas, devendo haver formação profissional ministrada pelo ME ( que não sucede) , e um urgente reforço de pessoal não docente.

FONTE: Sindicato dos trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas