limpeza geral bandeiras luvasCerca de 30 funcionárias que prestam serviços de limpeza à Universidade de Coimbra (UC) cumprem hoje um dia de greve por atrasos no pagamento de salários por parte da empresa concessionária, disse fonte sindical.

Esta empresa [Byeva, uma unipessoal com sede em Leiria] passou a ser concessionária de serviços de limpeza na Universidade em agosto e, de então para cá, não houve mês nenhum que pagasse o salário atempadamente", disse à agência Lusa Armindo Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD), afeto à CGTP.

Segundo o dirigente sindical, "todos os meses" as funcionárias de limpeza dos departamentos de Matemática, Química, Engenharia Mecânica e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC "têm marcado dias de greve" devido a este conflito laboral.

"A lei diz que os trabalhadores têm de receber o salário até ao último dia útil de cada mês, mas isso nunca acontece. Este mês, a Byeva só pagou no dia 16 [quarta-feira] o salário de dezembro. As trabalhadoras marcam dias de greve e eles vêm e pagam antes da greve acontecer", afirmou Armindo Carvalho.

O sindicalista adiantou que a empresa justifica os atrasos por alegadamente "ainda não ter recebido das faculdades", informação desmentida ao STAD pela diretora financeira da Universidade de Coimbra: "Tivemos uma reunião e disse-nos que estava tudo regularizado", enfatizou.

FONTE: DN ONLINE