20190123GrevesFiequimetal arquivoNo desenvolvimento de processos reivindicativos próprios, os sindicatos da Fiequimetal e os trabalhadores decidiram recorrer à greve nas empresas do Grupo Efacec, na ATF (fábrica de papel da Navigator, em Setúbal) e na Beralt Tin and Wolfram, concessionária das minas da Panasqueira.

As Comissões Sindicais do Grupo Efacec convocaram para ontem, dia 22, um plenário geral de trabalhadores na cantina da Efacec, na Arroteia (Matosinhos), mas a administração recusou ceder este local, alegando que se encontra em obras. Apresentou como alternativa as instalações na Maia, mas sem assegurar transporte dos trabalhadores, tornando assim impossível a realização do plenário.
O SITE Norte repudiou esta posição autoritária da administração da Efacec. Em resposta a esta atitude provocatória, o sindicato convocou greve para dia 29, terça-feira, das 14 às 16 horas, em frente aos portões da Efacec na Arroteia, para que se possa discutir assuntos de interesse dos trabalhadores, em particular o Caderno Reivindicativo.

O SITE Sul apresentou anteontem pré-aviso de greve na ATF (About The Future), das zero horas de 30 de Janeiro às 24 horas de 2 de Fevereiro.
O sindicato corresponde assim à determinação dos trabalhadores de lutarem por aumentos salariais, pela aproximação dos salários aos praticados na fábrica na Figueira da Foz, pelo direito ao pagamento de 11 feriados e de 14 prevenções por ano, por um horário máximo semanal de 37,5 horas, pelo enquadramento nas categorias que correspondem às funções efectivamente desempenhadas e pela atribuição de um cartão (vale) mensal de combustível (65 litros de gás natural ou 55 litros de gasolina ou gasóleo).

Por melhores salários e pela melhoria das condições de trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineiraconvocou greve na Beralt Tin and Wolfram (Portugal) SA, em todos os locais de trabalho, com a duração de três horas por dia, no início de cada turno, a partir das 7 horas do dia 11 e até às 2 horas do dia 23 de Fevereiro.
É também declarada greve a todo e qualquer trabalho suplementar, entre os dias 11 e 22 de Fevereiro.

FONTE: FIEQUIMETAL