sep 19122018 ch leiria concentracao 640x340Amanhã, terça-feira, os enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão avaliar em plenário, se mantêm a greve decretada para 29, 30 e 31 de janeiro.

Depois de diversas ações de protesto entretanto realizadas, os enfermeiros do CHL tinham decidido num plenário realizado em dezembro avançar para esta greve, caso o Conselho de Administração (CA) continuasse sem dar qualquer resposta às suas justas reivindicações anunciadas nesse dia, em conferência de imprensa.

Isto porque o CA alterou unilateralmente os horários dos enfermeiros, por razões meramente economicistas, com manifesto prejuízo para a prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes. Desde então, o SEP tem enviado ofícios ao CA para agendamento de reunião, mas nunca obteve qualquer resposta!

Entretanto, o efetuou alguns descongelamentos de progressões, mas deixando a generalidade dos enfermeiros incorretamente reposicionados ou sem qualquer alteração.

Quanto aos restantes problemas enunciados incluindo o dos horários, o CA não solucionou, nem deu qualquer resposta!

Decretada a greve pelo SEP, a 8 de janeiro, o CA agendou reunião para 15 de janeiro, mas não apresentou as necessárias soluções e compromissos que permitissem desbloquear a situação.

A 22 de janeiro enviou proposta ao SEP, que fica muito aquém das expectativas de soluções, para as justas reivindicações dos enfermeiros.

A 24 de janeiro, o SEP remeteu ao CA contraproposta e disponibilidade para reunir visando alcançar acordo.

Neste plenário convocado para amanhã (1.º dia de greve) – aguarda-se entretanto que o CA evolua na sua posição, apresente propostas e compromissos - os enfermeiros decidirão sobre a manutenção ou suspensão da greve.

FONTE: SEP