iPhone 116 600Hoje, a partir das 16H00, Leitores - Professores de Língua estrangeira das Universidades de Coimbra e Aveiro, juntam-se para defender o direito ao vínculo. São cerca de 100 professores do ensino superior, nestas condições em todo o país, que fazem muito mais para além do que legalmente pode ser exigido no seu trabalho, mas que são absolutamente desconsiderados pela tutela.

Estes docentes trabalham pelo menos desde 2009 e não têm qualquer hipótese de aceder ao vínculo pelos mecanismos normais existentes para os restantes docentes do ensino superior. Porquê? Porque são mal tratados pelo governo português.

Vão por isso estar em vigília em frente à Faculdade de Letras da UC entre as 16h00 e as 20h00.

O SPRC/FENPROF desde já agradece o acompanhamento que, seguramente, os/as senhores/as jornalistas farão desta iniciativa, onde poderão recolher depoimentos na primeira pessoa, de docentes que são pau para toda a colher mas que não encontram na lei nada que os proteja.

O SPRC e a FENPROF têm promovido diversas iniciativas junto do MCTES tendo havido mesmo um projecto de diploma que resolveria satisfatoriamente a situação. No entanto, há mais de ano e meio que o governo/MCTES não dá sinal de vida em relação a este assunto, apesar de saber que a partir de Agosto, muitos destes docentes perderão o seu emprego por um motivo meramente administrativo, contra o qual a Faculdade de Letras já se manifestou.

FONTE: SPRC