Os trabalhadores da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa concentram-se nos Paços do Concelho, a partir das 16:00 horas de próxima quarta feira, dia de reunião pública da Câmara Municipal.

O protesto dos trabalhadores da EMEL contará com a participação do Secretário-Geral da CGTP-IN Arménio Carlos

Os trabalhadores da EMEL negociaram um Acordo de Empresa em Julho de 2017, depois de mais de 12 anos de luta pelo direito à contratação colectiva.

Depois de um interregno de nove meses após as eleições autárquicas em Outubro de 2017, em que o Conselho de Administração esteve em gestão até à sua recondução, reabriu-se o processo negocial para negociação das carreiras, categorias e tabela salarial conforme acordado.

O CESP apresentou uma proposta de revisão salarial do Acordo de Empresa onde propõe um aumento do salário de 50 euros para todos os trabalhadores e 650 euros para o salário mínimo da tabela.

O Conselho de Administração da EMEL, depois de um conjunto de reuniões, diz só negociar os salários depois da Câmara Municipal de Lisboa definir a sua "política salarial".

Os trabalhadores não aceitam e têm o direito, no âmbito da contratação colectiva, de negociar os salários. Se tempos houve, antes da publicação do Acordo de Empresa, em que os trabalhadores da EMEL viam os seus salários actualizados ou não, tendo por base os aumentos para os trabalhadores da administração pública, esses tempos estão no passado. Para além disso, é do conhecimento público que outras empresas municipais estão em processo de negociação salarial e até já fecharam negociações aumentando os salários dos seus trabalhadores!

FONTE: CESP