20190226QuinzenaA Fiequimetal e os seus sindicatos, envolvendo toda a rede de delegados e activistas sindicais e milhares de trabalhadores, realizam a partir de amanhã uma «quinzena de esclarecimento, acção e luta», abrangendo as principais empresas em todos os sectores, para dar mais força às reivindicações dos trabalhadores.

A «quinzena de esclarecimento acção e luta», que decorre entre 27 de Fevereiro e 22 de Março, sob a palavra de ordem «Avançar nos direitos! A luta não pode parar!», tem como eixo central as exigências de:

- aumento salarial de 50 euros para cada trabalhador;

- horários e ritmos de trabalho humanizados, pelas 35 horas semanais;

- melhoria das condições de trabalho e mais investimento na prevenção de riscos;

- emprego estável e fim dos vínculos precários;

- não alterar para pior o Código do Trabalho, defender a contratação e a negociação colectivas.

No âmbito desta quinzena, os trabalhadores da Auto-Sueco no Porto fazem greve nos dias 1, 2 e 4 de Março, realizando uma concentração no dia 1, frente à portaria da empresa (ver nota de imprensa do SITE Norte e pré-aviso de greve).

Na Petrogal continua a greve na refinaria de Sines (ver notícia) e está convocada greve também para a refinaria do Porto, a partir de 5 de Março (obter pré-aviso).

Nos dias 2 e 9 de Março, para trabalhadores da Autoeuropa e empresas do parque industrial, portadores de doença profissional, realizam-se duas sessões de esclarecimento com início às 16h30, na sede do SITE Sul, em Setúbal, e na Casa Sindical do Barreiro (ver folheto).

No dia 22 de Março realiza-se um desfile de âmbito nacional, em Lisboa, com início na Avenida da República, frente à sede da Randstad, a multinacional do trabalho temporário a que está subcontratada a operação do centro de contacto da EDP em Lisboa. Segue-se uma deslocação até à sede da associação patronal das empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico, a ANIMEE, na Avenida Guerra Junqueiro. O desfile terminará frente ao Ministério do Trabalho.

Várias outras iniciativas, a nível de locais de trabalho e empresas, mas também de sectores e regiões, são levadas a cabo pelas estruturas sindicais. Delas procuraremos dar notícia neste espaço.

FONTE: FIEQUIMETAL