A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal - FESETE e os seus sindicatos filiados, realizam amanhã uma Acção de Protesto e Luta junto à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com deslocação até à sede da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – ATP, onde participarão dirigentes e delegados sindicais.

Esta acção realiza-se para denunciar o boicote à negociação colectiva imposta pela ATP, entre 2012 e 2019, de que resultou o congelamento de salários mínimos negociados durante 8 anos. A esmagadora maioria dos trabalhadores ganha o Salário Mínimo Nacional, 600 euros, o chefe de secção 651,50 euros e director 854,50 euros.

Este cenário de salários mínimos afastam qualquer jovem qualificado de procurar um emprego neste sector e faz concorrência desleal a outras associações patronais do sector que anualmente vêm negociando salários com a FESETE. A ATP pretende, através dum processo de caducidade, eliminar um conjunto de direitos laborais de que resultaria ainda numa maior redução da já baixa retribuição anual dos trabalhadores.

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, participará nesta Acção de Protesto e Luta

FONTE: Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal - FESETEFederação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal - FESETE