marmore granitoFoi alcançado um acordo para o aumento de 50 euros no valor mensal dos salários dos trabalhadores dos sectores dos mármores e granito.

O acordo, com rectroactivos desde Janeiro passado, foi estabelecido entre a FEVICCOM/CGTP-IN – Federação dos Sindicatos da Cerâmica, Construção e Vidro e a ASSIMAGRA – Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins.

Em 2018, a FEVICCOM/CGTP-IN – Federação dos Sindicatos da Cerâmica, Construção e Vidro enviou às associações patronais do sector dos MÁRMORES e GRANITOS, uma proposta de revisão dos Contratos Colectivos de Trabalho (CCT), reafirmando que deveria ser dada prioridade à negociação das matérias salariais e outras de natureza pecuniária, de forma a responder à redução do poder de compra sentida pelos trabalhadores do sector, face ao aumento crescente do custo de vida.

Ao longo dos últimos anos, foram várias as iniciativas desenvolvidas pelos trabalhadores, com o apoio dos seus Sindicatos, de apresentação de propostas reivindicativas, dando corpo aos seus legítimos anseios.

Por diversas vezes as associações patronais se recusaram a negociar, chegando mesmo ao ponto de não responder às diversas propostas apresentadas pela nossa Federação.

Fruto da reivindicação, participação, persistência e luta, foi possível iniciar negociações directas, depois da passagem pela fase de conciliação no Ministério do Trabalho.

O aumento de 50 euros mensais, agora acordado com a ASSIMAGRA, com efeitos a 1 de janeiro de 2019, é mais do que justo e rompe com o bloqueio negocial patronal dos últimos anos.

A luta vai continuar pela consolidação do CCT do sector. Esta importante vitória dos trabalhadores do sector abre caminho para a continuação da luta pela consolidação e republicação do CCT do sector, com todos os seus direitos e garantias.

FONTE: FEVICCOM/CGTP-IN – Federação dos Sindicatos da Cerâmica, Construção e Vidro