art 22092 960 720Os trabalhadores da empresa CINCA – Companhia Industrial de Cerâmica, de Vacariça, Mealhada, estarão em greve, durante todo o dia, na próxima segunda-feira, 4 de Março, em luta pelos seguintes objectivos:

• Aumento dos salários e subsídios;

• Combate às discriminações salariais;

• Reposição das categorias profissionais unilateralmente alteradas;

• Melhores condições de segurança e saúde no trabalho;

• Eliminação do assédio no trabalho.

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, vai estar, às 9 horas, junto à entrada da fábrica, onde será realizada uma concentração dos trabalhadores em greve e serão também divulgados os próximos passos a dar a esta luta.

Após a realização de diversas reuniões com a Administração da CINCA e com a Direcção de Recursos Humanos, ainda não foram dadas respostas satisfatórias às reivindicações mais sentidas pelos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Devido ao bloqueio negocial patronal, não têm sido negociados aumentos salariais dignos nos últimos anos e os actuais valores estão cada vez mais próximos do salário mínimo nacional.

Para além disso, não há evolução nas carreiras profissionais, mantendo-se os trabalhadores anos a fio na mesma categoria profissional.

Como se não bastasse, a empresa alterou unilateralmente a categoria profissional consagrada no CCT, sem o acordo dos trabalhadores nem dos seus Sindicatos.

Agravando toda esta situação, persistem grandes discriminações salariais entre trabalhadores que exercem trabalho igual ou de valor igual, sem serem tomadas medidas para as erradicar e para nivelar os salários por cima.

Os trabalhadores e trabalhadoras debatem-se diariamente com grande pressão, intimidação, assédio e ritmos de trabalho intensos, que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho e para a existência de doenças profissionais, em especial, lesões músculo-esqueléticas.

O equipamento fabril está obsoleto e ultrapassado, originando piores resultados para a empresa e o agravamento geral das condições de trabalho.

FONTE: Comissões Sindicais de Trabalhadores da CINCA/CGTP-IN