BannerEncNacional15mar2019 1A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais realiza, amanhã, dia 15 de Março, a partir das 10.00 horas, no Hotel Berna, em Lisboa, um Encontro Nacional dos trabalhadores das Misericórdias, com o intuito de debater as consequências da política de baixos salários e de degradação das condições de trabalho, bem como da falta de respeito pelos direitos laborais, que se verificam neste sector.

Prova evidente da degradação dos salários nas Misericórdias, é a ausência de aumento no de 2018 quando, a exemplo do que aconteceu na generalidade do Sector Social, as instituições receberam comparticipações do Estado, actualizadas no ano que findou, em 2,2%, relativamente ao ano de 2017.

Os trabalhadores das Misericórdias, tal como acontece nas instituições particulares de solidariedade social, são o factor essencial para garantir os serviços prestados no âmbito do apoio social designadamente à infância e à terceira idade. Contudo, tal não é claramente reconhecido pelas direcções das Misericórdias que se recusam em proceder à dignificação das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.

Por seu lado, o Governo, que tem a tutela po lítica e financeira do Sector Social, designadamente das Misericórdias, continua a fazer “vista grossa” a esta situação de manifesta injustiça social, não impondo regras às entidades patronais do sector, que as obriguem a aumentar dignamente os salários e a respeitar os direitos dos trabalhadores, consagrados na lei ou na contratação colectiva.

No final deste Encontro Nacional, cerca das 16.00 horas, os trabalhadores irão desfilar até às instalações da União das Misericórdias Portuguesas, situado no nº9, da Rua de Entrecampos, onde entregarão uma resolução com as conclusões do Encontro.