20190327Hanon greveOrganizados nos sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, os trabalhadores da Hanon, da ATF (Navigator), da Auto Sueco, da Soares da Costa e da Cerisol recorrem à greve, para fazerem valer as exigências de melhores salários e até do seu pagamento regular.

Na Hanon Systems, em Palmela, depois de seis dias de greves parciais com muito elevados níveis de adesão, os trabalhadores organizados no SIESI decidiram ontem voltar a parar a partir do dia 8 de Abril.

Exigem negociar o caderno reivindicativo, designadamente: aumentos salariais, inclusão do tempo de refeição no período efectivo de trabalho, uniformização dos turnos em oito horas e reposição de direitos relativos a ausências para consultas médicas e outras equiparadas.

De 3 a 6 de Abril, vão ocorrer greves na Auto Sueco Veículos Pesados (Volvo). Os trabalhadores prosseguem assim a luta pelo aumento dos salários sem discriminação, pela defesa do caderno reivindicativo e pela valorização do trabalho e de quem trabalha.

Como se refere num comunicado do SITE Norte, os trabalhadores exigem a alteração da política salarial que assenta num suposto mérito, que mais não é do que uma forma de congelamento de salários.

Durante as greves, os trabalhadores concentram-se junto às instalações da empresa em VN Gaia (dia 3 às 15h00), na Maia (dia 4, às 10h00) e na ZI Porto (dia 5, às 14h30).

Os trabalhadores da ATF em Setúbal, empresa do Grupo The Navigator Company, prosseguem a luta por aumentos salariais; pela aproximação dos salários aos que são praticados na Navigator Paper Figueira; pelo direito ao pagamento de 11 feriados; pelo pagamento de 14 prevenções/ano; pela redução do horário de trabalho para 37,5 horas semanais; pelo enquadramento nas categorias adequadas às funções desempenhadas; pela atribuição de cartão (vale) combustível mensal.

No dia 9 de Abril, os trabalhadores organizados no SITE Sul vão fazer greve a todo o trabalho suplementar e concentram-se à porta do Hotel Ritz, em Lisboa, onde se vai realizar uma assembleia accionista do Grupo The Navigator Company; marcaram quatro dias consecutivos de greve, das zero horas de dia 14 às 24 horas do dia 17 de Abril.

Na Soares da Costa, os trabalhadores organizados no SITE Norte vão fazer greve durante todo o mês de Abril, pelo pagamento dos salários em atraso e pelo pagamento regular do salário no último dia útil de cada mês.

Igualmente pelo pagamento regular do salário no último dia útil de cada mês está convocada greve para todo o mês de Abril na Cerisol Isoladores Cerâmicos (Serzedo, Vila Nova de Gaia).

FONTE: FIEQUIMETAL