hotelaria 0Amanhã, 17 de Abril, a partir das 09:30 horas, os trabalhadores dos hotéis concentram-se no Marquês de Pombal (junto ao Hotel Fénix Lisboa) para descer e voltar a subir a Avenida da Liberdade, com paragem em algumas das maiores Unidades Hoteleiras, onde vão entregar uma Moção, aprovada pelos trabalhadores do sector, ao Patronato das respetivas unidades. Farão também a distribuição de tarjetas aos clientes e população, para que todos tenham conhecimento e solidarizem-se com os trabalhadores do sector que maior empregabilidade precária tem no presente em território nacional.

A AHP — Associação da Hotelaria de Portugal, é a associação patronal e líder do sector da Hotelaria, tendo celebrado com este Sindicato uma convenção coletiva identificada como Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) dos Hotéis Centro/Sul. Em Maio de 2014, a AHP denunciou a convenção coletiva, suportada pela recente alteração ao Código do Trabalho, realizada à medida pelos governos PS/PSD, tendo ao longo deste processo a AHP apresentado propostas retrógradas, que não se enquadram com os valores e princípios exigíveis para a atividade, na formação com qualidade e no reconhecimento do profissional da hotelaria que aqui denunciamos:

• Eliminar os dois dias de descanso semanal obrigatórios
  • Introdução de banco de horas e adaptabilidade horária
  • Implementar jornadas de trabalho até 12h/diárias e 60h/semanais
  • Eliminar o pagamento como feriado da 3ª-feira de Carnaval
  • Reduzir drasticamente o pagamento do trabalho extraordinário prestado em dia de descanso semanal e em dia de feriado
  • Eliminar o pagamento do trabalho noturno
  • Marcar os períodos de férias dos trabalhadores, unilateralmente
  • Criação de "bandas salariais" e a eliminação dos perfis funcionais, que conjugados, promove a precariedade no sector Alterar os horários dos trabalhadores a seu belo prazer, unilateralmente
  • Transferir trabalhadores para outros estabelecimentos, sem limites
  • Extinguir prémios, o de línguas, abono de falhas entre outros
  • Eliminar diuturnidades
  • Limitar direitos sindicais

Acabar com o direito à alimentação em espécie.

Por estas razões, os trabalhadores dos hotéis juntos com a sua organização de classe, Sindicato da Hotelaria do Sul, vão realizar esta Ação de Luta, para denunciar publicamente esta situação precária que vive o sector, sendo de todo injustificada, visto que o sector vive uma situação favorável, com uma enorme riqueza produzida e aumento de produtividade, não refletido com quem mais o produz, os Trabalhadores.

Fonte: Sindicato da Hotelaria do Sul

FONTE: