20190430DebateSEE arquivoFiequimetal realiza no próximo dia 30, terça-feira, a partir das 10 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um debate para abordar o sector empresarial do Estado em Portugal e no Brasil. Esta é a primeira iniciativa de preparação do 4.º Congresso da federação, marcado para 29 de Novembro.

No debate, que é também uma forma de assinalar os 45 anos do 25 de Abril, irá ser colocado em evidência o papel de destaque que empresas do âmbito sindical da Fiequimetal, como a EDP e Petrogal, tiveram no desenvolvimento económico e industrial do País, no processo de transformações iniciado com a revolução de 25 de Abril de 1974.

Teremos a oportunidade de ouvir, pela voz do presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos (CUT) do Estado de São Paulo, Luiz Carlos da Silva, o quadro em que se desenvolve actualmente a ofensiva do Governo de Bolsonaro contra a Petrobrás, enquanto empresa estratégica do Brasil, ao mesmo tempo que está em curso um ataque a importantes direitos no plano laboral e social, como a denominada reforma da Previdência.

Além do presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, no debate vão intervir antigos dirigentes sindicais do nosso sector, como João Silva, que foi coordenador da Fiequimetal, Armando Farias, que foi dirigente da Fiequimetal e trabalhador da Petrogal, e Daniel Sampaio, que foi coordenador do SITE Norte e trabalhador da EDP.

FONTE: FIEQUIMETAL