A FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal enviou à Associação Patronal AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, no passado dia 2 de Maio, uma proposta de um novo CCT - Contrato Colectivo de Trabalho para a hotelaria do Algarve, estando confirmada a primeira reunião de negociações para o próximo dia 4 de Junho, nas instalações da AHETA.

albufeira

Com a proposta agora enviada pretende-se alcançar um acordo com os patrões que permita melhorar as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, nomeadamente, tornar menos injusta a distribuição da riqueza criada por estes e facilitar a conciliação do trabalho com a vida familiar e social.

O sector da hotelaria tem verificado, nos últimos anos, um forte crescimento e uma forte expansão a nível nacional, sendo que este incremento deve-se essencialmente ao grande crescimento do sector do turismo no nosso país.

De acordo com dados disponibilizados pelo INE, os proveitos totais das unidades hoteleiras, a nível nacional, verificaram, nos últimos 8 anos um incremento de cerca de 108%, o que em números absolutos representa mais de 1900 milhões de euros.

No que diz respeito à região do Algarve, nos últimos 8 anos verificou um aumento dos proveitos totais na ordem dos 107%, o que em euros representa um acréscimo de mais de 550 milhões de euros, continuando a ser a região do país com mais proveitos provenientes do sector da hotelaria e turismo.

Acontece que o crescimento do sector não se tem repercutido, na mesma medida, na melhoria dos salários e condições de trabalho dos trabalhadores. Pelo contrário, o que se verifica no sector da hotelaria é o aumento de vínculos precários sem perspectivas de futuro, com baixos salários, com péssimas condições de trabalho e horários cada vez mais longos e desregulados.

Esta é uma proposta totalmente realista, tendo em conta os resultados conseguidos pelo sector nos últimos anos. É necessário que esses resultados se reflictam na melhoria dos salários, das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da hotelaria do Algarve.

Fonte: FESAHT