No âmbito da sua actividade na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores imigrantes, o Sindicato da Hotelaria do Norte promove manhã, a partir das 9:30 horas, na sua sede, uma sessão de esclarecimento sobre a nova legislação de vistos para os trabalhadores imigrantes com a presença de Manuel Sola presidente da Comissão Nacional para a Legalização de Imigrantes.

O número de trabalhadores imigrantes tem vindo a crescer muito nos hotéis restaurantes, cafés e pastelarias nos últimos três anos.

Muitos destes trabalhadores, na maioria de nacionalidade brasileira, chegam a Portugal com visto de turista e ficam por cá a trabalhar ilegalmente.

Hoje, são a maioria nas empresas parceiras da Uber eats e Glovo e outras multinacionais que se instalaram em Portugal na distribuição de refeições ao domicílio.

Há trabalhadores muito vulneráveis, com muitas dificuldades de fazerem face às despesas com o alojamento e alimentação.

Há trabalhadores a dormirem sem condições mínimas de higiene e habitabilidade, em escritórios de empresas ou quartos alugados sem mínimas condições.

Muito patronato do setor aproveita-se da situação fragilizada destes trabalhadores e explora-os até ao tutano, mantendo-os a trabalhar ilegalmente, por vezes mais de um ano, sem descontos para a segurança social, sem seguro contra acidentes de trabalho, a trabalhar 10, 12 e 14 horas diárias, sem pagamento de trabalho suplementar, sem férias, subsídio de férias e de Natal, e, quando estes reclamam os seus direitos são despedidos selvaticamente, ou ameaçados de retirarem o alojamento ou denúncias às autoridades e expulsão do país, como aconteceu recentemente no Restaurante Miradouro Ignez no Porto.

O sindicato tem vindo a denunciar tais práticas ilegais e violentas do patronato e tenta defender os direitos destes trabalhadores na contratação coletiva, como é o caso da proibição de retirar ou agravar o alojamento e o direito a acumular de férias de dois anos para poderem gozar com a família nos seus países de origem.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte