pingo doce bragaOs trabalhadores do Pingo Doce do Distrito de Braga estarão em greve no próximo dia1 de Junho. Às 9h00 horas, os trabalhadores em greve irão fazer uma concentração, junto ao Pingo Doce BragaParque - Edifício Verde, para exigir que a empresa ouça as suas justas reivindicações:

- Pelo Direito à conciliação do Trabalho com a Vida Pessoal, Familiar e de Lazer: horários dignos e sem alterações unilaterais nos seus planeamentos;

- Pela Negociação do Contrato Colectivo de Trabalho, com um claro Aumento dos Salários para Todos os Trabalhadores e Sem Banco de Horas (que tornaria a vida de quem trabalha na empresa num inferno ainda maior, pois só saberiam a que horas entrariam e não quando saíam);

- Pelo encerramento do comércio aos domingos e feriados;

- Pela defesa dos direitos e garantias conquistados pela luta dos trabalhadores.

Ao longo dos últimos anos o Pingo Doce tem tomado uma postura de não negociação e recusa cabalmente reunir com o CESP, de modo, a juntos resolverem os vários problemas que afectam o dia a dia dos trabalhadores nos seus locais de trabalho.

A empresa pressiona os trabalhadores a ritmos de trabalho absolutamente brutais. Aumentam os riscos de exaustão, as baixas prolongadas, o absentismo e, por fim, os despedimentos. São cada vez menos aqueles que optam por trabalhar no Pingo Doce. Trabalhar em parte-time, com horários desregulados, aos sábados, domingos e feriados e com um salário de miséria. Sendo que muitos destes trabalhadores, fazendo os devidos descontos levam no final de cada mês um salário inferior ao salário mínimo nacional.

FONTE: CESP