sfj fernando jorgeIniciou hoje a jornada de luta dos oficiais de justiça, com cinco dias de greve nacional e concentrações/manifestações, em 25 e 28 de Junho, 02, 04 e 12 de Julho, contra a intenção do Governo de integrar o suplemento no salário, o que resulta em menos dinheiro ao fim do mês.

Segundo notícias tornadas públicas, é intenção do Governo realizar a integração do suplemento de recuperação processual no vencimento, não como sempre reivindicou o SFJ - Sindicato dos Funcionários Judiciais, mas dividindo o valor total dos 11 meses de suplemento por 14 meses.

A concretizar-se essa intenção, tal traduz-se em uma redução efectiva do vencimento líquido.

Os oficiais de justiça exigem o mesmo tratamento dado a Magistrados judiciais e do ministério público, a quem o Governo não só passará a pagar 14 meses, como aumentará o valor do subsídio de forma a compensar a questão da tributação.

As manifestações / concentrações, nos dias da greve, têm o seguinte calendário:

  • 25 de junho – Lisboa – Campus de Justiça - 09,00 Horas;
  • 28 de junho – Porto – Palácio da Justiça - 09,00 Horas;
  • 02 de julho – Coimbra – Palácio da Justiça - 09,00 Horas;
  • 04 de julho – Açores e Madeira – Palácio da Justiça de Ponta Delgada e do Funchal - 09,00 Horas;
  • 12 de julho – Faro – Palácio da Justiça de Faro - 09,00 Horas.

FONTE: SFJ - Sindicato dos Funcionários Judiciais

 

 

 

RTP 1 - Jornal da Tarde (ver video)
Há tribunais e serviços judiciais fechados por causa da greve dos funcionários judiciais. Estão em greve contra a forma como o Governo integrou o suplemento no salário que na prática lhes trouxe menos dinheiro ao fim do mês. Trata-se de um protesto alternado de 5 dias. Hoje a adesão ronda os 90 por cento e houve manifestação no Campus da Justiça em Lisboa.

Comentários de Fernando Jorge, presidente Sindicato dos Funcionários Judiciais; Lília Sousa, Sindicato dos Funcionários Judiciais.