protesto no grande hotel do portoFoi assinada com a associação patronal AHRESP uma nova tabela salarial para todo o setor do alojamento turístico a nível nacional, designadamente hotéis, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, pousadas, embarcações turísticas, turismo rural, turismo de habitação e alojamento local.

Esta nova tabela salarial garante um aumento mínimo para todos os trabalhadores de 27 euros mensais. O subsídio de alimentação teve um aumento de 18 euros, passando de 107 para 125 euros mensais.

Estamos em plena época alta, com todos os hotéis praticamente lotados, e as negociações com as demais associações patronais (APHORT, AHP, AHISA e AHETA) continuam bloqueadas. Estas associações patronais recusam uma atualização justa dos salários e pretendem retirar direitos aos trabalhadores e desregulamentar, ainda mais, os horários de trabalho.

Recorde-se que o setor do turismo vive uma situação económica excelente com crescimentos sucessivos ao longo dos últimos seis anos e com índices de crescimento de dormidas e receitas nunca vistos. E todos os dados conhecidos indicam que as dormidas e receitas das empresas do setor da hotelaria vão continuar a crescer em 2019 e nos próximos anos.

O sindicato vai exigir a aplicação desta nova tabela salarial em todas as empresas, independentemente da sua filiação nas associações patronais.

A elevação salarial no setor do turismo é uma emergência nacional para fixar os trabalhadores neste setor, para permitir que os milhares de trabalhadores que terminam todos os anos os seus cursos nas escolas de hotelaria ingressem no setor e não se vejam obrigados a emigrar ou a arranjar outras soluções de emprego melhor remuneradas.

São necessárias também medidas que combatam a desregulação dos horários, os horários longos e imprevisíveis, a precariedade e o trabalho ilegal e clandestino.

É preciso reduzir a grande rotatividade existente que põe em causa a qualidade do serviço prestado e este objetivo só se consegue com melhores salários e emprego de qualidade.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte