4878Trabalhadores das cantinas da RTP Porto e da Petrogal Matosinhos fizeram três dias de greve e encerraram as respetivas cantinas

Os trabalhadores da Eurest que trabalham em dia feriado continuam a não receber o trabalho prestado em dia feriado conforme determina o CCT, exceto os da cantina do IPO Porto a quem a empresa paga bem.

A Eurest, ao contrário das demais empresas das cantinas, continua a pagar apenas com apenas 100% o trabalho em dia feriado em lugar dos 200% previstos no contrato coletivo de trabalho.

A Eurest discrimina os trabalhadores pagando a uns bem (IPO) e a outros mal, como é o caso das cantinas da RTP Porto e Petrogal Matosinhos.

Os trabalhadores da RTP não vergam e, mais uma vez, fecharam a cantina dias 10, 20 e 24 de junho, bem como os trabalhadores da cantina da Petrogal Matosinhos, que também encerraram a cantina dias 10, 11 e 20 de junho.

A direção do sindicato lamenta que a RTP e a Petrogal mantenham os contratos de concessão com uma empresa que não respeita os direitos dos trabalhadores e que a ACT não atue de acordo com as suas atribuições e competências.

Recorde-se que a Eurest já foi condenada pelos tribunais do trabalho a pagar os feriados com 200%, sentenças que foram confirmadas pelos tribunais da Relação do Porto e Coimbra e pelo Supremo Tribunal de Justiça.

FONTE Sindicato da Hotelaria do Norte