gnb novo bancoO SinTAF - Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira emitiu, para o próximo dia 10 de Julho, um pré-aviso de greve na GNB – Recuperação de Crédito, onde os trabalhadores estão a ser vítimas de um processo de Lock-Out.

Esta e outras iniciativas em defesa dos trabalhadores da GNB e do Grupo NovoBanco foram divulgadas hoje numa concentração de trabalhadores do Grupo Novo Banco, convocada pelo SinTAF, em frente ao Edifício do Novo Banco, na Rua Castilho.

O SinTAF divulgou também o seguinte comunicado à imprensa onde explana a situação daqueles trabalhadores e enumera as medidas que vai tomar sem sua defesa:

À COMUNICAÇÃO SOCIAL

No dia 1 de Julho de 2019 o Grupo Novo Banco, encerrou (Lock-Out) uma secção da empresa GNB – Recuperação de Crédito, ACE:

1. 18 trabalhadores (17 da GNB – Recuperação de Crédito e 1 do Novo Banco, S.A) da Direcção de Recuperação de Crédito de Retalho no Núcleo de Recuperação Interna da empresa, quando se apresentaram foram confrontados com o encerramento definitivo (Lock-Out) da mesma;

2. Desta forma, foram informados que a actividade futura foi transferida, desconhecendo o seu destino;

3. Ainda no dia 1 de Julho de 2019, a partir da 14,30 os trabalhadores foram chamados para revogarem os seus Contratos de Trabalho;

4. A decisão apanhou de surpresa todos os trabalhadores dado nunca terem sido anteriormente informados do encerramento da actividade desenvolvida na secção;

5. Os representantes dos trabalhadores da Empresa GNB – Recuperação de Crédito, ACE (delegados sindicais) também não foram ouvidos no âmbito do encerramento;

6. A GNB - Recuperação de Crédito, ACE omitiu qualquer informação e consulta aos representantes dos trabalhadores.

7. Os trabalhadores envolvidos estão a ser pressionados para abandonarem o seu posto de trabalho, pois no mesmo dia, quando chegaram ao seu posto de trabalho foi-lhes retirado o trabalho.

Por tudo isto, estamos hoje aqui reunidos.

Entretanto fizemos as seguintes diligências

a) A nota à Imprensa – denuncia à Imprensa o Lock-Out, uma atitude criminosa por parte da Administração.

b) Solicitamos uma reunião de caráter urgente à administração do Grupo NovoBanco (até agora aguardamos resposta);

c) Solicitamos a intervenção imediata da ACT;

d) Requeremos à DGERT uma reunião entre o SinTAF e a GNB – Recuperação de Crédito, ACE, ao abrigo da prevenção de conflitos.

e) Emitimos o Aviso Prévio de Greve para o próximo dia 10 de Julho onde a nossa 1ª exigência é a defesa de todos os postos de trabalho desta empresa e de todo o Grupo NovoBanco;

f) Estamos a realizar esta conferência de Imprensa, com os Trabalhadores envolvidos, Dirigentes e Delegados Sindicais;

g) Vamos pedir Audiências aos Grupos Parlamentares da Assembleia da Republica;

h) Continuaremos a recorrer a todas as formas de Luta na defesa do direito ao Trabalho

O despedimento que hoje aqui denunciamos, é mais uma das práticas continuadas da administração do Grupo Novo Banco.

Este despedimento tem a total conivência do Governo e restantes entidades envolvidas (Banco de Portugal e Fundo de Resolução ainda detentor de 25% do NovoBanco), todos relembramos as palavras do Sr. Governador do Banco de Portugal - Carlos Costa que a decisão não terá qualquer custo para o erário público, nem para os contribuintes nem para os trabalhadores.

Este despedimento é uma atitude de Assédio, cheia de procedimentos ilegais, tendentes ao desenquadramento da legislação em vigor e de quaisquer regulações, sendo notório a ausência de perfil da actual Administração para o desempenho desta função.

Esta tentativa ilegal e afrontosa para com os direitos dos trabalhadores, contraria as necessidades do Novo Banco e dos seus Clientes.

A área de recuperação, tem hoje, mais que nunca, muito trabalho e é parte fundamental e integrante do Actividade Bancária. Por tudo isto estes trabalhadores devem ser integrados no NovoBanco.

A Direcção Central do SinTAF