cartaz TSDT 4julho siteOs trabalhadores da carreira de Técnico Superior de Diagnostico e Terapêutica (TSDT), ao serviço da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), face à falta de resposta às suas reivindicações, estão em greve e fazem uma concentrarão, hoje, 4 de Julho, no Centro de Medricina de Reabilitação de Alcoitão. O secretário-geral da CGTP-IN participa nesta concentração, às 12 horas.

Com a contratação coletiva era expectável e exigível que o reposicionamento dos trabalhadores TSDT na carreira de Técnico Superior tivesse em consideração o reconhecimento da sua antiguidade de vínculo com a SCML, o que não se verificou.

O processo de transição para a nova tabela salarial e os processos de progressão extraordinária de 2016 e ordinária de 2017 e 2018 criaram enormes situações de injustiça, incluindo situações em que funcionários com menor tempo de casa ficaram em nível superior a funcionários com maior antiguidade.

A forma como o processo de transição foi efetuado, criou situações de disparidade para com os outros trabalhadores da carreira Técnica Superior, que com o mesmo tempo de antiguidade se encontram posicionados em níveis superiores no que traduz em mais uma injustiça.

A tabela salarial da carreira Técnica Superior contém 16 níveis, o que torna quase impossível atingir o topo de carreira, uma vez que qualquer profissional que entre pelo nível 1, na melhor das hipóteses levará 45 anos a atingir o topo. Assim, a tabela tem de ser revista.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas