Desde 1 de Julho passado e após sete anos e várias lutas, os trabalhadores das IPSS's voltam a ter direito ao pagamento das horas trabalhadas, quando escalados em feriado. Foi também garantida a subida de todos os salários da tabela salarial e valorização das carreiras e profissões.

O acordo foi estabelecido entre o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços e a CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Desde 2012 (alteração ao Código do Trabalho da iniciativa do Governo PSD/CDS-PP) que os trabalhadores das IPSS's tinham trabalho forçado nos feriados e sempre que prestavam trabalho nesse dia ganhavam o direito a receber apenas metade das horas trabalhadas ou metade do tempo trabalhado em descanso.

Finalmente, com a persistência do CESP, após 7 anos e muitas lutas a situação foi revertida e reposta para todos os trabalhadores das IPSS's a regra que vigorava antes de 2012, ou seja, o direito a receber 100% das horas trabalhadas ou a gozar em descanso compensatório 100% do tempo.

Também os salários da tabela salarial em vigor serão aumentados, garantindo que apenas em inicio de carreira estes trabalhadores receberão valor equivalente ao SMN, que será a base da tabela salarial. Todos os restantes níveis e profissões serão aumentados, garantindo a diferenciação e a valorização profissional dos trabalhadores.