Foi suspensa a greve dos trabalhadores do SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, marcada para o dia 29 de Julho. A Federação dos sindicatos que representa estes trabalhadores, FESAHT, suspendeu a greve depois dos compromissos assumidos em duas reuniões realizadas ontem com a entidade empregadora.

As duas reuniões de negociações entre a FESAHT e o SUCH tiveram em vista a revisão do AE – Acordo de Empresa para 2019 e a consequente suspensão da greve prevista para dia 29 de Julho.

Para além dos aumentos nos salários e no subsídio de refeição diário, foi pela primeira vez valorizado o trabalho prestado ao domingo, que passa a ser pago com um acréscimo salarial, e foi criado um subsídio de risco para os trabalhadores das lavandarias e resíduos que exercem funções de risco para a sua saúde.

Assim, na base dos compromissos assumidos, a FESAHT decidiu suspender a greve que tinha sido marcada face à posição negocial intransigente do SUCH. Na anterior reunião de negociações, realizada entre a administração do SUCH e a FESAHT, a Administração do SUCH recusou dar aumentos salariais aos trabalhadores que auferem salários superiores a 617 euros. A FESAHT considerou esta proposta de congelamento salarial uma afronta aos trabalhadores que recebem salários tão baixos.

FONTE: FESAHT