O SITE Norte emitiu um pré-aviso de greve na Amtrol-Alfa para o período de 1 a 10 de Agosto porque a administração da empresa continua sem responder às justas reivindicações de aumentos salariais dos trabalhadores. Estão também marcadas concentrações de protesto junto à portaria da empresa, no dia 2, à tarde, e na madrugada de sábado, dia 3.

A Amtrol-Alfa é uma empresa que se dedica à fabricação de reservatórios e recipientes metálicos para gás, localizada em Brito, concelho de Guimarães. Para fazer ouvir as suas reivindicações, os trabalhadores já tinham sido obrigados a recorrer à greve no início deste mês, nos dias 12 e 13.

A Comissão Sindical do SITE Norte e a Comissão de Trabalhadores da Amtrol-Alfa, no comunicado em que divulgaram o pré-aviso de greve para os dias 1 a 10 de Agosto, deram conta de que a administração da metalúrgica de Brito (Guimarães) ainda nem sequer se dignou ouvir os representantes dos trabalhadores.

O silêncio da empresa só pode ter como resposta a luta.

Os trabalhadores e o seu sindicato criticam a actualização salarial aplicada pela administração, de apenas 13 euros, e mantêm as reivindicações, salientando que os resultados da empresa comprovam que há condições para ir ao encontro destas exigências justas:

- aumento salarial de 40 euros para todos;
- aumento do subsídio de refeição para 4,70 euros;
- fornecimento gratuito das refeições na cantina;
- prémio WIP de 600 euros por ano para cada trabalhador;
- alargamento do período de pausa para a refeição na cantina.

No comunicado apela-se a que os trabalhadores participem na greve e se concentrem junto à portaria da empresa, no dia 2, sexta-feira, das 14 às 18 horas, e na madrugada de sábado, dia 3 (da meia-noite às 2h00).

FONTE: FIEQUIMETAL