SEP DESCOGELAMENTO PETICOESNo âmbito das petições para o descongelamento das progressões e da carreira de enfermagem que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a promover, realiza-se amanhã uma “banca” de recolha de assinaturas nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), entre as 10.30h e as 15h. A partir de Agosto também será possível subscrever as petições online.

O SEP exige, através destas petições, as acções que garantam a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo e as mudanças essenciais na carreira agora publicada.

Petição pelas Progressões

São várias as instituições que, na contabilização dos pontos para efeitos de progressão, atribuem zero ou 1 ponto, entre 2004 e 2014. Quando questionadas justificam-no com a ausência de avaliação nesse ou nesses anos.

O SEP sempre defendeu a atribuição de 1,5 pontos durante aquele período e que, na ausência de avaliação, releve para todos os efeitos legais a menção qualitativa anteriormente detida.

Petição por uma Carreira digna

Para minimizar os danos da aplicação desta carreira, o SEP interveio junto dos Grupos Parlamentares solicitando que estes suscitassem a apreciação da carreira no Parlamento. Apenas o PCP e o BE o fizeram. Em Conferência de Líderes, o PSD, o CDS e o PS votaram contra, inviabilizando que a carreira pudesse ser apreciada em Plenário.

Após recolher o número de assinaturas necessárias, a Petição será remetida à Assembleia da República com o objetivo de devolver aos órgãos de decisão a responsabilidade de a alterar.

FONTE: SEP