20180423ARM greveO SITE CSRA deu seguimento à decisão dos trabalhadores e formalizou a convocação de greves de 24 horas na ARM, a 27 e 28 de Agosto e a 4 e 5 de Setembro, para que a administração responda positivamente às propostas, em especial sobre enquadramento salarial.

No pré-aviso de greve, entregue pelo sindicato no dia 7, são indicados como objectivos da greve:

- contagem da antiguidade para enquadramento na tabela salarial;
- correto enquadramento nas categorias profissionais;
- fim das discriminações existentes na empresa;
- melhores condições de segurança e saúde no trabalho;
- contratação de mais trabalhadores.

Numa reunião com a secretária regional do Ambiente, a 24 de Julho, a comissão sindical do SITE CSRA na ARM voltou a salientar que a antiguidade dos trabalhadores não pode ser esquecida e tem de contar para efeitos de enquadramento na tabela salarial.

Reunidos em plenário, nos dias 25 e 26 de Julho, os trabalhadores da ARM tinham decidido que, caso num prazo de cinco dias a administração continuasse a não responder de forma afirmativa às propostas dos trabalhadores, avançariam para a greve em dois períodos nos meses de Agosto e Setembro.

Algum resultado

À secretária regional do Ambiente foi entregue, durante a reunião, um abaixo-assinado a comprovar que os trabalhadores estão muito descontentes e estão dispostos a ir à luta pelas suas justas reivindicações.

Este abaixo-assinado, como o sindicato refere no mais recente comunicado que distribuiu na ARM, já deu alguns resultados: a administração e o Governo Regional decidiram satisfazer uma das reivindicações exigidas pelos trabalhadores na ilha de Porto Santo, passando a pagar o subsídio de dupla insularidade.

Sobre a ARM

Empresa pública (sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos), a ARM é responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de águas e resíduos na RA da Madeira. Também assegura a concepção e a construção de equipamentos e infra-estruturas. No final de 2018 contava com 756 trabalhadores.

FONTE: FIEQUIMETAL