A direcção do Sindicato de Hotelaria do Centro, depois da realização de reuniões com a Administração do Hospital e UNISELF (empresa concessionária do serviço de alimentação), decidiu suspender temporariamente a greve, agendada para o dia 23 de Agosto, após auscultação dos trabalhadores.

Esta decisão surge em face da assumpção pelas partes das suas responsabilidades. A administração do hospital pela recuperação e aquisição de equipamentos, muitos sem condições e obsoletos, para que volte a ser possível a prestação de serviço com as condições de segurança e saúde no trabalho, bem como o respeito pelas elementares regras de higiene e segurança Alimentar. A UNISELF pelo preenchimento do quadro de pessoal necessário, efectuando monitorização com a administração do Hospital sobre o que estabelece o caderno de encargos.

A direcção do sindicato, analisou a evolução deste processo de negociação, que irá prosseguir, e decidiu, por indicação e decisão dos trabalhadores, dar o benefício da dúvida e aguardar que durante as próximas semanas as decisões da administração do hospital e da empresa possam melhorar as condições de vida e de trabalho na unidade.

Sobre a matéria salarial e valorização das categorias profissionais destes trabalhadores, o sindicato também esteve ontem em mais uma reunião de negociações com a AHRESP, associação patronal que representa estas empresas da alimentação colectiva, tendo em vista a revisão do CCT do sector, de onde saíram sinais de aproximação negocial, tendo sido marcada nova reunião para dia 13 de Setembro.

Esta decisão do sindicato e dos trabalhadores que representa, visa representar um sinal de boa fé negocial, mas mantêm viva a necessidade de resolução dos problemas que estão na origem do agendamento da Greve.

- Pelo preenchimento do quadro de pessoal

a) com substituição de trabalhadores em férias e baixa médica

b) preenchimento das vagas de trabalhadores efectivos que saíram, com trabalhadores das mesmas categorias

- Melhores condições de trabalho e de relações laborais

a) manutenção e aquisição de equipamentos que substituam os obsoletos

b) respeito estre trabalhadores e chefias

- Melhores salários

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro