Os trabalhadores do empreendimento Amendoeira Golf Resort estiveram reunidos, em plenário, para analisar a resposta da administração ao caderno reivindicativo para 2019 apresentado pelo sindicato (em baixo).

O sindicato esteve reunido com os representantes patronais, no passado dia 18, para tentar negociar um acordo de princípio que beneficiasse os trabalhadores, mas a administração, alegando dificuldades financeiras, recusou praticamente todas as propostas apresentadas pelo sindicato e não apresentou nenhuma contraproposta. Além disso, a administração recusa cumprir a contratação colectiva e pagar o que deve aos trabalhadores. Nesse sentido, o sindicato irá solicitar uma acção inspectiva à Autoridade para as Condições no Trabalho, por forma a que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Os trabalhadores decidiram dar mais uma semana à administração para rever a sua posição, tendo ficado decidido fazer um novo plenário no próximo dia 1 de Outubro para, caso a administração não apresente uma contraproposta, serem definidas formas de luta para os trabalhadores demonstrarem o seu descontentamento e exigirem a melhoria dos salários e das condições de trabalho.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve irá continuar a dar todo o apoio a esta luta e a exigir dos patrões uma melhor distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores, bem como a melhoria das suas condições de trabalho e de vida.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve

CADERNO REIVINDICATIVO 2019
AMENDOEIRA GOLF RESORT

O sector do turismo tem verificado, nos últimos anos, um forte crescimento e uma forte expansão a nível nacional. De acordo com dados disponibilizados pelo INE, os proveitos totais das unidades hoteleiras, a nível nacional, verificaram, nos últimos 8 anos um incremento de cerca de 108%, o que em número absolutos representa mais de 1900 milhões de euros. No que diz respeito à região do Algarve, nos últimos 8 anos verificou um aumento dos proveitos totais na ordem dos 107%, o que em euros representa um acréscimo de mais de 550 milhões de euros, continuando a ser a região do país com mais proveitos provenientes do sector da hotelaria e turismo.

O Algarve foi diversas vezes considerado o melhor destino de Golfe europeu e do mundo por revistas da modalidade e associações internacionais de operadores especializado, tendo atingido em 2017 mais de 1.3 milhões de voltas, depois de um crescimento de 5% ao ano desde 2012. O número de campos na região tem aumentado e está previsto a abertura de novos campos.

O crescimento do sector não se tem repercutido, na mesma medida, na melhoria dos salários e condições de trabalho dos trabalhadores. Pelo contrário, no sector do turismo continua a predominar os baixos salários, horários desregulados, trabalho precário, péssimas condições de trabalho, desrespeito pelos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores.

Assim, com o objectivo de valorizar o trabalho e os trabalhadores, e porque os trabalhadores do Amendoeira Golf Resort também têm direito a beneficiar dos excelentes resultados obtidos nos últimos anos, o Sindicato reivindica para todos os trabalhadores para 2019:

Um aumento salarial de 8%, com um mínimo de 70€, com efeitos a 1 de Janeiro.

O pagamento do trabalho prestado em dia de descanso semanal e dia feriado com um acréscimo de 200% e o respectivo descanso compensatório.

O pagamento do trabalho suplementar com um acréscimo de 100%.

O pagamento do trabalho prestado ao sábado e domingo com um acréscimo de 25%.

O pagamento do abono para falhas a todos os que têm direito a recebê-lo.

A atribuição de um período de 25 dias úteis de férias, sem condicionalismos.

Um plano de redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, sem perda de retribuição.

A fixação dos mapas de horário de trabalho e de férias em falta, nomeadamente na secção buggy-bar.

Dispensa no dia de aniversário.

Passagem de todos os trabalhadores com vínculos precários que ocupam postos de trabalho permanentes para o quadro de efectivos.

A apresentação de um plano de formação com um mínimo de 35 horas.

A dispensa no dia de aniversário.

A construção de balneários com chuveiros na zona das oficinas da manutenção do campo de golfe.

O fornecimento de EPI’s e roupa adequada ao serviço e à época do ano.

O pagamento do subsídio nocturno a quem tem direito, nomeadamente nas secções do restaurante, cozinha e caddies