Devido à grave falta de pessoal não docente e à falta de adaptação da Escola a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, os trabalhadores não docentes da Escola Secundária da Ramada irão estar em greve, dia 3 de Outubro, e realizarão uma concentração da Comunidade Educativa, pelas 8h, frente a Escola.

Nesta Escola (como aliás em todas) não é com o recurso a trabalhadores à hora, que o problema ficará solucionado!

Todas as Escolas Secundárias estão em processo de Municipalização, e o Ministério da Educação, bem como a CM de Odivelas têm de assumir as suas responsabilidades e contratar trabalhadores não docentes de forma permanente e não investir em soluções de “tapa buracos” (contratação à hora), injustas para quem é contratado e que não solucionam o problema das Escolas.

A adaptação das Escolas à nova “Escola Inclusiva” tem de ser uma realidade com a construção de infraestruturas preparadas para receber jovens com Necessidades Educativas Especiais (nomeadamente WC adaptados). Também deveria existir um reforço de pessoal não docente para acompanhar estas crianças e jovens muito dependentes e que precisam de acompanhamento constante.

Mas a realidade é bem diferente e como tal os trabalhadores não docentes têm mesmo de lutar e denunciar estas situações!

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas