ESCOLA SINTRA GREVEGeridas pela Câmara Municipal de Sintra há 10 anos, as escolas do concelho têm falta de pessoal não docente e estão degradadas.

Falta de pessoal não docente, escolas degradadas e sem intervenções básicas são as razões por que os trabalhadores não docentes do concelho de Sintra estarão em greve, amanhã, e realizarão uma concentração de protesto, às 14:30 horas, em frente a Câmara Municipal de Sintra.

“Desde há cerca de 10 anos que a CM de Sintra “gere” os trabalhadores não docentes, bem como as Escolas do Concelho. Os resultados estão à vista” denuncia o STFPSSRA - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas numa nota enviada à comunicação social.

Para além dos 1100 trabalhadores não docentes e centenas de escolas que gere há 10 anos, a Câmara Municipal de Sintra prepara-se agora para “gerir” também as nove escolas secundárias do concelho.

“Face à insuficiência da actual “portaria de rácios“ (que o Governo não quis alterar), a Autarquia deve contratar acima da referida portaria, como única forma de poder dar resposta aos problemas existentes”, defende o STFPSSRA.

O STFPSSRA quer que a Câmara Municipal de Sintra ouça os relatos dos trabalhadores, do sindicato, dos directores das escola e se decida a investir nesta área fundamental para o país.

“Toda esta falta de investimento confirma que as autarquias não estão preparadas para gerir as escolas. No entanto os trabalhadores não docentes não deixarão de exigir, junto da autarquia e do Governo, respostas efectivas para os seus problemas”, diz o sindicato.

FONTE: STFPSSRA - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas