Greve em indústria cerâmica em Condeixa

Vários trabalhadores de uma indústria cerâmica de Condeixa-a-Nova, perto de Coimbra, estão com salários em atraso. Dizem que não recebem desde Maio e esta manhã decidiram fazer greve.

Declarações de Luís Almeida, do Sindicato das Indústrias Cerâmicas, Cimento e Similares da Região Centro.

SIC - Primeiro Jornal

 

Trabalhadores de cerâmica Keramos reclamam pagamento atempado dos salários

Os trabalhadores da empresa de cerâmica Keramos-Nazari, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, estão hoje em greve para reclamar o pagamento atempado dos salários, disse à agência Lusa fonte sindical.

Luís Almeida, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Cerâmica, Cimentos, Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Centro, explicou que desde maio deste ano os trabalhadores começaram a receber o salário com atraso de um mês.

"De acordo com os trabalhadores, não existem causas aparentes para isso, porque a fábrica tem encomendas e exporta a totalidade da sua produção", salientou o sindicalista, referindo que, atualmente, está por receber o ordenado referente a outubro.

Se até ao dia 15 deste mês o salário não for liquidado, os trabalhadores ameaçam com a entrega de uma carta de suspensão do contrato de trabalho e ponderam apresentar um pré-aviso de greve para todo o mês de dezembro.

Segundo Luís Almeida, estão em greve à porta da fábrica os 20 operários no ativo (dois estão de baixa médica), maioritariamente mulheres, que se vão manter no local até às 17h15.

A laborar desde 2012, na zona industrial de Condeixa-a-Nova, a empresa Keramos-Nazari fabrica peças de cerâmica artesanal pintadas à mão, cuja produção é totalmente para exportação.

FONTE: Notícias ao MinutoFONTE: Notícias ao Minuto