Trabalhadores do grupo Sonae manifestaram-se esta manhã à porta de uma das lojas em Vila Nova de Gaia. Dizem-se perseguidos e ameaçados depois de terem aderido à greve do 1º de Maio.

Declarações de Arménio Carlos, CGTP.

RTP 3

COMUNICADO DO CESP AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÂO SOCIAL

TRABALHADORES DO GRUPO SONAE CONCENTRAM SE NO DIA 21 DE NOVEMBRO, ÀS 11H JUNTO À LOJA CONTINENTE DA RECHOUSA
(NA RUA ALTO DAS TORRES – VILA NOVA DE GAIA)

O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal – irá realizar uma acção de protesto e denúncia na loja Continente Modelo da Rechousa (Alto das Torres) do grupo SONAE, junto dos clientes e população em geral exigindo a negociação do contrato colectivo de trabalho sem contrapartidas, pelo respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores, nomeadamente o direito à greve, direito constitucional consagrado na Constituição da República e conquistado com o 25 de Abril.

Neste local de trabalho os trabalhadores aderiram em força à greve no 1º de Maio de 2019, de forma a demonstrar a sua insatisfação pela empresa não respeitar as suas reivindicações, nomeadamente o encerramento no 1º de Maio.

Esta loja em concreto só não encerrou no 1º de Maio porque a SONAE substituiu ilegalmente os trabalhadores em greve, com trabalhadores de outros locais de trabalho.

Os trabalhadores na sua maioria têm sido desde então vítimas de repressão, pressão e assédio e alvo de sanções disciplinares por aderirem à greve.

Estaremos também a denunciar a posição intransigente da Sonae e das empresas da grande distribuição, que querem que os trabalhadores aceitem trabalhar de graça mais 180 horas por ano dando em contrapartida um aumento de 31 cêntimos por dia!

"Nos primeiros seis meses do ano, a Sonae MC (Distribuição) apresentou um resultado líquido muito positivo, que totalizou 43 milhões de euros, um aumento de 12,5 milhões de euros em comparação com igual período em 2018” (Fonte: Lusa).

Por estas e outras razões os trabalhadores do Continente Modelo da Rechousa/Vila Nova de Gaia vão realizar uma acção de protesto e denúncia aos clientes e população em geral, junto à loja situada na Rua Alto das Torres 891, no dia 21 de Novembro de 2019, a partir das 11h.

Esta acção contará com a presença do Secretário-Geral da CGTP – IN Arménio Carlos.

Agradecemos, desde já, a melhor cobertura noticiosa que possam dispensar a esta iniciativa.

Enviamos os nossos melhores cumprimentos.

Lisboa, 15 de Novembro de 2019

A Direcção Nacional do CESP