uniself santo tirsoFalta de pessoal e de condições de trabalho, ritmos de trabalho intensos e salários muito baixos são as causas da greve que os trabalhadores da cantina da Escola EB1 da Ermida, em Santo Tirso, efectuam amanhã.

Concessionária do serviço de refeições das escolas do município de Santo Tirso, a Uniself não cumpre o caderno de encargos, no que toca ao número de trabalhadores em cada cantina escolar, o que obriga a ritmos de trabalho intensos que põem em causa a saúde dos trabalhadores e a qualidade do serviço que é prestado nas cantinas.

Também os salários auferidos por estes trabalhadores são muito baixos. A Uniself tem todos os trabalhadores a tempo parcial, inclusive a cozinheira, para pagar menos.

Os trabalhadores das escolas de Santo Tirso já realizaram outras lutas e concentrações de protesto junto à Câmara Municipal, mas a situação mantém-se em muitas escolas.

Numa reunião realizada na Câmara, com a presença da empresa e do sindicato, a autarquia comprometeu-se a dar maior atenção a esta situação de falta de pessoal e a ir às escolas apurar as dificuldades dos trabalhadores, mas não cumpriu.

A Câmara Municipal de Santo Tirso não fiscaliza o cumprimento do caderno de encargos e não obriga a empresa a admitir mais pessoal, permitindo que as refeições sejam servidas aos alunos mais tarde e a correr, sem garantias de qualidade e segurança alimentar.

Os trabalhadores ficam, assim, sozinhos a lutar contra os ritmos de trabalho intensos e pela garantia da qualidade de serviço e segurança alimentar das crianças.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte