Pizza CapaOs trabalhadores da Pizza Hut estiveram em greve ontem e a Ibersol substituiu distribuidores grevistas pela Uber Eats, facto que o sindicato está a apurar para apresentar queixa-crime contra a empresa.

A Ibersol alterou o horário de trabalho dos trabalhadores das lojas da Pizza Hut do dia 1 de janeiro que tinha habitualmente inicio às 18 horas para as 13 horas.

A Ibersol fez esta alteração ao horário de trabalho sem cumprir os formalismos e procediemtnos legais, designadamente de consulta aos trabalhadores e aos delegados sindicais.

A Ibersol fez esta alteração no ano passado e voltou a fazer a mesma alteração este ano.

Tal como no ano passado, os trabalhadores, na sua maioria distribuidores, mas também cozinheiros e empregados de balcão e mesa, não se conformaram com a antecipação do horário de trabalho deste dia, por pôr em causa a sua vida pessoal e familiar e realizaram greve, deixando algumas lojas sem distribuição o dia todo ou no período das 13 às 18 horas.

Deste modo, a distribuição da Pizza Hut foi afetada no Grande Porto.

Para minimizar os efeitos da greve, a Ibersol usou os distribuidores da Uber Etas, substituindo os grevistas, o que configura a prática de um crime.

O sindicato está a fazer um melhor apuramento da situação para apresentar queixa-crime contra a empresa.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte