cbeiMá gestão da Direção da IPSS - Centro Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira, leva a que 86 trabalhadores tenham salários em atraso

As faltas da Direção já se alongam no tempo, começou por não pagar os retractivos das atualizações salariais dos anos 2017,2018 e 2019, o trabalho suplementar, atraso no pagamento do subsídio de Natal e culminou na falta do pagamento da retribuição do mês de Dezembro.

Facto que não se justifica uma vez que o estado aumentou as comparticipações em 3,5% com retroativos a Janeiro de 2019, o Ministério da Educação paga o salario de uma Educadora e de uma ajudante da ação educativa por cada sala de Jardim-de-infância, não houve desistências de utentes, a lotação das salas estão asseguradas, celebrou protocolos com a Autarquia para prestação de outros serviços, os encarregados de educação pagam as mensalidades dos educandos.

Dinheiro não falta, o problema é a forma como é gerido, só assim se justifica a falta de tesouraria.

Os trabalhadores descontentes e receosos pelo futuro dos seus postos de trabalho, vão se concentrar junto das instalações na Rua Dr. Vasco Moniz, nº2, 2600-273 Vila Franca Xira, dia 8 de Janeiro das 8:30 às 11:00, com objetivo de reclamar o pagamento dos salários em atraso, caso a situação não se resolva estão disponíveis para encontrar outras formas de luta, a suspensão do contrato é uma possibilidade, situação que pode pôr em causa o funcionamento de uma resposta social de extrema importância para a comunidade.

Fonte: STFPSSRA