Os trabalhadores da empresa Somelos Mix - Fios Têxteis estão em greve pelo pagamento dos salários.

Desde 2018 que a empresa Somelos Mix - Fios Têxteis, do Grupo Somelos, vem pagando com atraso os salários aos seus trabalhadores. Após várias tentativas dos trabalhadores e do Sindicato para que a empresa pagasse pontualmente os salários, a situação não se alterou, pelo que aos trabalhadores não restava outro recurso senão recorrer à greve para que a Administração cumprisse a norma legal que obriga ao pagamento dos salários no final de cada mês.

A partir de Outubro de 2019, o Sindicato do Vestuário, Confecção e Têxtil da Região Norte apresentou um Pré-Aviso de Greve para o caso da empresa não cumprir com os prazos estipulados no pagamento dos salários.

Para o pagamento do salário de Dezembro de 2019 estava estabelecido que o mesmo seria pago até ao dia 8 de Janeiro do corrente ano. A Administração pagou na data estabelecida os salários a todos os trabalhadores das restantes empresas do Grupo, não cumprindo com os trabalhadores da Somelos Mix - Fios Têxteis.

Perante esta decisão ilegal e discriminatória para com os trabalhadores, estes entraram em greve às 24 horas do dia 9 de Janeiro, mantiveram-se em Greve durante todo o dia e hoje, 10/1, os trabalhadores dos três turnos, continuam em Greve, com taxas de adesão de cerca de 100% na Produção.

Durante o dia 9/1 o Sindicato e trabalhadores reuniram com a Administração, denunciaram a discriminação a que os trabalhadores desta empresa foram sujeitos com os restantes trabalhadores das outras empresas do Grupo Somelos e exigem o pagamento imediato do salário do mês de Dezembro.

FONTE: Sindicato do Vestuário, Confecção e Têxtil da Região Norte