continente modelo peso da reguaO supermercado Continente Modelo de Peso da Régua teve hoje um protesto à porta. Os trabalhadores exigem a negociação do contrato colectivo de trabalho, o fim da discriminação salarial e aumento do salário.

O protesto foi promovido pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços, pela negociação do contrato colectivo de trabalho sem contrapartidas, o fim da discriminação salarial entre trabalhadores, o aumento de salário de 90 euros para todos e a valorização da carreira profissional, de forma a que os trabalhadores com mais anos de casa vejam reconhecido o seu trabalho e categoria profissional.

A SONAE, proprietária dos supermercado Continente Modelo e presidente da associação patronal das empresas da grande distribuição, tem arrastado o processo negocial do contrato colectivo com a insistência do banco de horas, a redução do valor pago pelo trabalho extraordinário, a manutenção da tabela B para manter a exploração e os baixos salários.

A proprietária dos supermercado Continente Modelo é a única empresa do sector a promover internamente a tabela B. Ou seja, um trabalhador com a mesma categoria profissional, a desempenhar as mesmas tarefa e com a mesma carga horária, recebe um salário mais baixo se não trabalhar nos distritos do Porto, Lisboa e Setúbal.

O contrato colectivo de trabalho dos trabalhadores das empresas da grande distribuição não é revisto desde Janeiro de 2016 o que significa, que tendo em conta que o Salário Mínimo Nacional aumentou para 635 euros, deixou de existir progressão na carreira neste sector.

FONTE: CESP