Com o sindicato a acusar a administração de se imiscuir na definição do representante dos trabalhadores e os inspectores da ACT de incentivar os trabalhadores para aceitar propostas de despedimento abusivas, a Assembleia de Credores da SousaCamp reúne-se amanhã, com uma concentração de protesto à porta.

Em greve amanhã, os trabalhadores da SusaCamp irão concentrar-se em frente ao Tribunal de Vila Flor, onde decorrerá a Assembleia de Credores, a partir das 14:00 horas.

Os trabalhadores pretendem sensibiliza a Assembleia de Credores para a absoluta necessidade de o plano de recuperação garantir a manutenção integral dos postos de trabalho, tanto mais que assenta numa proposta de perdão de dívida que envolve dinheiro público.

A deslocação é organizada pelo SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e Bebidas, juntamente com os trabalhadores da fábrica da SousaCamp, em Paredes.

Na informação que enviou à Imprensa, o SINTAB denuncia que os responsáveis da empresa, nas diversas unidades, assumiram o encargo da recolha de assinaturas para definição do representante dos trabalhadores, numa clara e grosseira ingerência da administração na autonomia de gestão das organizações representativas dos trabalhadores.

No mesmo sentido, denuncia ainda a conduta dos inspectores da ACT de Penafiel que, em acção inspectava recente, na unidade de Paredes, interrogaram a delegada sindical em frente à sua chefia, tecendo considerações negativas sobre a sua conduta e a conduta do sindicato, dando mesmo opinião relativa ao processo de despedimentos denunciado pelo sindicato e sugerindo, aos trabalhadores, a aceitação das propostas de rescisão que a empresa abusivamente coloca.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da agricultura e das indústrias de alimentação, bebidas e tabacos de Portugal