Face à recusa da administração do empreendimento turístico Vale do Lobo em dar um aumento salarial, verificada há mais de uma década, os trabalhadores decidiram, em plenário, avançar para um abaixo-assinado para reclamar o necessário e urgente aumento salarial, sob pena de continuarem a empobrecer numa altura em que o turismo continua a bater recordes em todos os indicadores, com particular destaque para os proveitos que continuam a registar um crescimento superior a todos os restantes indicadores. Além disso, o golfe e o imobiliário, outras duas áreas de negócio do empreendimento, também continuam a registar um desempenho positivo, não havendo qualquer justificação aceitável para que os salários dos trabalhadores continuem sem serem actualizados mais um ano.

Em Dezembro passado o sindicato enviou à administração do empreendimento turístico Vale do Lobo o caderno reivindicativo para 2020, com propostas para melhorar os salários, as condições de trabalho e a conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar dos trabalhadores. Como principal reivindicação foi apresentada a proposta de um aumento salarial de 90€ para todos os trabalhadores, com o objectivo de repor parte do poder de compra perdido pelos trabalhadores nos últimos anos, sendo que alguns não vêm o seu salário actualizado há mais de 13 anos.

Na reunião realizada no dia 06 de Janeiro, com os representantes da administração, que seria supostamente para negociar um acordo, além de não ter sido apresentada qualquer contraproposta, os representantes dos trabalhadores ainda foram informados de que a administração não tem previsto qualquer aumento geral de salários para 2020, sendo que em 2019 a administração disse que estava a “arrumar a casa” e que para 2020 já estariam em condições para falar de aumentos salariais.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve chama a atenção para as crescentes desigualdades verificadas no sector, devido ao bloqueamento patronal da actualização dos salários, e exorta os trabalhadores a organizarem-se nos locais de trabalho para forçarem os patrões a melhorarem os salários e os direitos. Só com a luta organizada dos trabalhadores, em torno do seu sindicato de classe, será possível melhorar os salários e as condições de trabalho e de vida.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve