20200213Gestamp arquivoOs trabalhadores da Gestamp e da AIS, empresas fornecedoras da indústria automóvel, situadas no distrito de Évora, conquistaram através da luta aumentos dos salários e melhorias de outras condições de trabalho, informou o SITE Sul.

A Gestamp, em Vendas Novas, esteve parada em Janeiro. Com um processo negocial iniciado em Outubro, os trabalhadores e o sindicato chegaram este mês a acordo com a direcção daquela fábrica da multinacional espanhola que lhe dá nome.

Em plenário os trabalhadores decidiram aprovar um acordo que representa um crescimento mensal de 50 euros (45 de salário e 5 de refeição), a que acresce um prémio trimestral de 75 euros relativo à assiduidade; fica ainda estabelecido o pagamento de 90 por cento das horas trabalhadas ao sábado com um acréscimo de 150 por cento sobre a remuneração normal.

Os trabalhadores da Gestamp Vendas Novas mantiveram todos os direitos conquistados nos acordos anteriores.

Na AIS Portugal, em Montemor-o-Novo, o sindicato reuniu-se em Novembro com representantes da Direcção da empresa, apresentando as reivindicações para o ano 2020, acompanhadas de um abaixo-assinado que continha 129 assinaturas.

Recordando que a sua intervenção tem sido sempre o motor da melhoria das condições de trabalho e de vida destes trabalhadores, o SITE Sul refere que das reivindicações apresentadas faziam parte: a exigência de aumento geral dos salários de todos os trabalhadores, a regularização das categorias profissionais, o fim dos contratos de trabalho através de empresas de trabalho temporário. Foi também exigio o pagamento do trabalho nocturno a partir das 20h00.

Os trabalhadores obtiveram um aumento de 35 euros nos salários e de 40 cêntimos no subsídio de refeição.

Será pago como nocturno o trabalho realizado das 20 horas às 7 horas. Esta regra, que sempre foi praticada pelas várias empresas do sector onde os trabalhadores se organizam no seu sindicato de classe para lutarem pelos direitos, passa em 2020 a ser praticada também na AIS Portugal, numa clara cedência às reivindicações apresentadas pelo SITE Sul e aprovadas pelos trabalhadores.

No caderno reivindicativo constam ainda outras matérias que o sindicato pretende continuar a discutir, nomeadamente a distribuição pelos trabalhadores dos bons resultados da empresa.

FONTE: FIEQUIMETAL